PRESA AO PASSADO

Era uma mulher interessante, inteligente, de palavras doces, porém com um toque de amargura em sua voz suave. Flutuava entre a alegria e a tristeza com a mesma velocidade de um paraquedista em queda livre. Ora estava feliz, alegre, radiante e minutos depois já podia ser vista entre lágrimas e murmúrios. Havia algo de extraordinário nela que suscitava a curiosidade daqueles que a conheciam. Os velhos amigos ficavam intrigados com a mudança de comportamento que agora presenciavam, e os amigos novos não entendiam muito bem o que se passava com ela. Agora era frequentadora de bares, boates, lugares apinhados de gente, na maioria bem mais jovens que ela e seu grupo de amigas. Estava redescobrindo aquele outro lado da vida que há muito não vivenciava. Ficara casada quase 20 anos, tinha uma vida estável, filhos maravilhosos, um relacionamento sem sobressaltos. Não foi à toa que levara um susto quando recebera a notícia da separação. Assim, sem mais nem menos o marido disse que estava de partida. Seu mundo caiu sob seus pés. Vivia sua vida em função da família e agora ela iria se desmantelar. Ela não acreditava no que estava acontecendo. Argumentou, chorou, descabelou-se, mas não adiantou. Ele havia tomado sua decisão e ela teria que encarar os fatos. E encarou, já que não tinha outro jeito. Ele se foi, ela ficou em casa com os filhos, dois adolescentes em plena fase de transição. Ela teria que deixar de lado seu sofrimento, sua mágoa, seu rancor e dedicar-se a eles ainda mais, pois precisariam mais do que nunca da figura da mãe. Ela passou a dividir sua vida entre seu trabalho de assistente social e seus filhos. Muitas pessoas precisavam de sua assistência, mas ela precisava mais do que nunca das pessoas. E não tinha ninguém. Ficara só, com seus travesseiros. Quando se recolhia para dormir, somente o choro a consolava. Chorava sozinha, não queria demonstrar fraqueza diante dos filhos, embora isso não fosse possível todo o tempo. Sentia raiva e até mesmo ódio de si mesma. Sentia-se culpada por seu casamento ter acabado, achava que havia algo errado com ela. Sua auto-estima acabou e ela sentia-se a pior mulher do mundo, a pior esposa, a pior pessoa. O abandono deixou marcas. Agora em sua nova vida, procurava disfarçar a tristeza que sentia, a raiva de si mesma, na companhia de amigas em bares e casas noturnas. Havia sempre quem quisesse confortá-la, sempre ouvia palavras sinceras de ânimo, mas nada conseguia tirar aquele sentimento ruim do seu peito. Não conseguia esquecer o passado, não conseguia perdoar seu marido e principalmente a si mesma.
O tempo foi passando, as coisas foram-se acomodando, pessoas foram passando pela sua vida, umas com mais outras com menos importância e ela continuava se sentindo a pior das mulheres. Até que um dia ela redescobriu seu valor. Como que por um encanto, acordou certa manhã, olhou-se no espelho e enxergou uma nova pessoa, uma nova mulher. Ela não entendia bem o que acontecia, sabia apenas que estava se sentindo diferente. Olhou novamente no espelho e viu-se mais jovem, mais bela, seus olhos brilhavam como há muito não acontecia. Arrumou-se e saiu para o trabalho como fazia todas as manhãs, mas desta vez até seus filhos perceberam que havia algo diferente nela, estava sorridente. Ela não sabia porque, mas estava feliz. Ao chegar no seu ambiente de trabalho os colegas logo perceberam que ela estava com um astral jamais visto, falante, sorridente. Perguntavam o que tinha acontecido e ela simplesmente respondia "nada, por quê". Foi então, que lá pelas tantas do dia entrou em sua sala um homem que ela nunca havia visto antes, olhou em seus olhos e disse "você é a mulher da minha vida, sonhei com você a vida inteira"! Nossa, o que foi aquilo. Ela quase desmaiou de susto, ficou sem jeito, sem saber o que dizer e o que pensar, mas o homem continuou: "vamos sair pra jantar hoje, temos muito o que conversar". Ele não fez uma pergunta, ele fez uma afirmativa, e diante de uma afirmativa como esta, não havia como ela dizer não. Ele saiu, não sem antes anotar o número do seu telefone e seu endereço. Ela, estonteante, não conseguiu dizer não. Passado o susto, ela se recompôs e começou a refletir em tudo o que acontecera naquele dia desde a hora em que acordara. Então entendeu que ela também sabia que algo extraordinário aconteceria naquele dia, só não sabia o quê.
Bem, se os dois se entenderam isso na verdade não importa. O que importa é que ela entendeu que sua vida tinha que ser vivida para o futuro e não para o passado. Entendeu que enquanto não se libertasse do passado não conseguiria ser feliz novamente. O futuro traz consigo a esperança de uma vida melhor, basta fazê-la melhor; o passado deixa suas marcas e não pode ser mudado; e, na verdade, o que se tem é o presente. Por isso, é o presente que tem que ser vivido intensamente e da melhor maneira possível. Prefira o riso ao choro, nenhum deles resolve seus problemas, mas o riso alegra a vida, sua e dos outros, portanto, opte por ele.